segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pediatria Desaparecendo

Toda mãe, todo pai, até uma criança sabe o valor do pediatra. E todo mundo é capaz de imaginar o drama de não ter este médico quando mais se precisa.

A busca desesperada por um médico especialista em crianças, o pediatra, virou situação comum em todo o país. Porque, no Brasil, hoje, faltam pediatras. Em 1996, 13,6% dos médicos eram pediatras. Hoje, 9,8%.

A explicação para faltar mais pediatras do que outros médicos começa nas faculdades: os alunos de medicina estão desistindo da pediatria. 



Fantástico


Será que essa explicação procede? Comentem !!!

3 comentários:

  1. Faltou fazer uma outra pergunta: por que será que menos alunos de medicina estão interessados em serem pedriatras? Será que é o salário pago? Será que o salário, uma das formas mais importantes de reconhecimento profissional, é menor no caso daqueles especializados em pediatria?

    Vamos parar por aqui, não se deve fazer certas perguntas incovenientes,não soa bem falar em salário, devemos falar em paixão, em carisma, e dizer que por alguma razão misteriosa os estudantes de medicina não estão querendo cuidar das criancinhas.

    ResponderExcluir
  2. Não se falta pediatra, falta reconhecimento do mesmo; nas grandes cidades brasileiras existem até mais pediatras que o mínimo preconizado pela OMS, mas com salarios muitas vezes aviltantes as prefeituras não atraem esses profissionais para seus concursos; vivem de contratos temporarios, que, sem oferecer nem mesmo condiçoes de trabalho adequadas, não conseguem segurar muito tempo o profissional.
    Já os planos de saude... sem comentarios...
    O que existem são pediatras partindo para outra área, porque, apesar dos sonhos tb têm seus proprios filhos para sustentar e encaminhar para uma carreira solida; o que existem, são alunos de medicina vendo seus professores de pediatria já com "vários anos de estrada" precisando pular de plantão em plantão para manter os proprios filhos na escola... quem desses vão desejar seguir esse mesmo caminho?

    ResponderExcluir
  3. vou fazer 15 anos e pretendo fazer faculdade e me formar em pediatria ....
    pois amo muito essa profição , adoro criança .

    desejo q uem pratica essa profição uma boa sorte e dizer que vale apena se esforçar para cada criança ter um futuro melhor .

    ass: alessandra

    ResponderExcluir