quinta-feira, 21 de abril de 2011

Defesa Civil tem que agir logo


Alagoas poderá ter volume de chuvas acima da média neste inverno. Essa é a previsão de um boletim elaborado por especialistas durante o V Fórum de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste.
A previsão de consenso dos técnicos presentes no Fórum aponta que há uma probabilidade de 45% das chuvas para o próximo trimestre estarem acima da média.  
Para os técnicos da Diretoria de Meteorologia da Semarh, isso significa que dificilmente o Estado terá um ano com poucas chuvas. Representantes da Defesa Civil Estadual e membros dos Conselhos Municipais de Defesa Civil (Comdec) já se preparam para tomar as devidas providências e se mantêm em alerta sobre risco de deslizamentos e desabamentos em pelo menos sete áreas de Maceió.
São elas, Fernão Velho, Grota da Alegria, no Benedito Bentes; Grota do Estrondo, na Pitanguinha; Jacarecica; Ouro Preto; Mutange e Vale do Reginaldo. Equipes da Comdec estão nesses locais, orientando a população e para evitar a reocupação das casas em risco de desabamento.
A previsão meteorológica para os próximos dias em Maceió é de sol entre nuvens, com pancadas de chuva durante o dia e prevalência de chuvas no período da noite.
Além das medidas de prevenção, este ano, a Defesa Civil conta com uma Central de Alerta Hidrometeorológica que atuará como importante mecanismo de defesa e prevenção das enchentes. Os rios Paraíba e Mundaú serão monitorados 24 horas. Com o novo sistema, três horas antes das chuvas caírem, será possível calcular sua intensidade.
# Carlos Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário