sábado, 30 de abril de 2011

O cheque, a fraude

A notícia abaixo diz que o Conselho Monetário Nacional aprovou regras para tornar o uso do cheque mais seguro. Quanto li a notícia pensei que iriam dificultar a sustação de cheques para os salafrários que emitem o cheque e depois correm ao banco sustar para que não seja devolvido por falta de fundos. A notícia diz que no caso de desacordo comercial a regra permanece a mesma, ou seja, não é exigida nenhuma comprovação para que o cheque seja sustado.

A maioria das pessoas e empresas que recebem cheques e tem os mesmos devolvidos por contra ordem não registram queixa na polícia e nem tomam outras providências e com isso fica fácil dar um cheque e depois sustar com a alegação de que ocorreu desacordo comercial. Na notícia diz que em janeiro de 2011 foram devolvidos 5 milhões de cheques, destes 4 milhões eram sem fundos, ou seja, um milhão de cheques devolvidos por outros motivos entre eles o famoso cheque sustado.

Em minha opinião era preciso apresentar algum documento que comprovasse o desacordo comercial para que o cheque fosse sustado. Podia ser o registro no Procon ou registro policial, mas o Banco Central não exige isso e ninguém faz isso pois iria se complicar mais adiante. Claro que os comerciantes tem que tomar medidas para evitar esse tipo de golpe e também os cheques roubados que são usados com muita facilidade. Em vez de cheque porque não usam o cartão de débito ou de crédito, é muito mais seguro para todos os envolvidos.

Por Crítica e Polêmica ( Blogspot)

Nenhum comentário:

Postar um comentário