domingo, 24 de abril de 2011

Sobrepeso e sedentarismo: Os inimigos da polícia

Grande número de policiais militares em Alagoas está com sobrepeso. O dado foi a partir de um levantamento realizado pelo Comando Geral da Polícia Militar, que determinou a formação de uma comissão que já está analisando o nível de obesidade dos militares no Estado.

A comissão é formada pelo presidente Major Luís Santana, pela capitã-médica, Rosilana Machado, pela tenente psicóloga, Tâmara Camões e pela nutricionista Ângela Beltrão. Ao todo, segundo Major Santana, quase todas as unidades da Polícia Militar já foram visitadas pela comissão, e o sobrepeso foi constatado em um elevado número entre os policiais.

Ele explicou que num primeiro momento está sendo realizando um levantamento preliminar, que vem realizando a antropometria, um trabalho de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes. “Estamos realizando um trabalho de medição do peso, altura, medidas do abdômen. Já passamos por 23 unidades da PM, só faltando ir no 10º Batalhão, em Palmeira dos Índios”, explicou o militar, lembrando que a visita será realizada amanhã, pela comissão.

A equipe vem fazendo uma avaliação entre os militares e a partir daí buscar soluções para o problema. Major Luis Santana lembrou que estão sendo avaliados o Índice de Massa Corpórea (IMC) e a Relação Cintura-Quadril (RCQ). “A partir dessa avaliação é que teremos um diagnóstico sobre o real problema das tropas”.

O major lembrou também que os problemas envolvendo peso devem ser estudados, pois a obesidade é nociva. “Além de prejudicar o desenvolvimento das atividades dos militares, existe também o risco de doenças, como diabetes, problemas do coração”.

A mudança do cardápio e exames de testes físicos também está programada pela comissão. Após a avaliação preliminar, as tropas devem passar por outras atividades e ainda deverão ser aplicados exames laboratoriais para diagnosticar possíveis doenças.

O militar finaliza lembrando que os problemas de saúde e o sobrepeso influem diretamente nas atividades das tropas. “É claro que isso influi nas atividades. Nosso objetivo é detectar os problemas e a partir daí realizar um trabalho de reeducação alimentar com eles, para evitar a obesidade e assim continuar desenvolvendo as atividades com eficácia”, finalizou.



por Anna Cláudia Almeida - Cada Minuto


# Carlos Victor

Um comentário:

  1. Sabe que esses dias mesmo eu tava pensando nisso.
    Não é só em Alagoas que os policiais estão acima do peso, é geral.
    Eu lhe pergunto:
    Como esses policias despreparados e desmotivados poderão fazer algo para melhorar a sociedade?

    ResponderExcluir