quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tem que ficar preso, mas vai ser difícil

O homem do panetone ( José Roberto Arruda)

A 10 dias da aposentadoria, o ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), analisa colocar em pauta para julgamento hoje o pedido de revogação da prisão do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido). Esta é a última sessão ordinária da Corte Especial antes de o relator do Inquérito nº 650, que trata da Operação Caixa de Pandora, sair do cargo. Mas o magistrado pode deixar a discussão para outro dia se entender que ainda não tem todas as informações necessárias para a decidir pela liberdade ou manutenção de Arruda na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde ele está preso há dois meses por obstrução da Justiça e suposta tentativa de suborno de uma testemunha.
Se Gonçalves decidir não julgar o caso hoje, ainda há possibilidade de convocação de sessão extraordinária para tratar especialmente do assunto, como ocorreu em 11 de fevereiro, quando o STJ decretou a prisão preventiva de Arruda e de outros cinco denunciados por suposto suborno ao jornalista Edson Sombra, para alterar provas na investigação sobre corrupção no Governo do Distrito Federal. Até o início da noite de sexta-feira, Gonçalves aguardava manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre a necessidade de permanência de Arruda numa sala na superintendência da Polícia Federal (PF).
O ex-governador foi preso por tentativa de obstruir a Justiça, e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tem defendido que, mesmo afastado definitivamente do governo, Arruda não poderia ganhar a liberdade até a conclusão do inquérito 650. Fernando Gonçalves completará 70 anos no próximo dia 22 e deixará o STJ por conta da aposentadoria compulsória. O caso, então, deverá ser distribuído ao ministro Castro Meira. Entre aliados de Arruda, há uma expectativa de que o STJ considere a necessidade de manter o ex-governador preso nesta semana, para evitar uma interferência dele na eleição indireta, numa avaliação subjetiva dos ministros.

# Carlos Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário