De acordo com a nota técnica, com o aumento da demanda pelo transporte aéreo, mesmo com todos os investimentos de ampliação dos terminais previstos para a Copa de 2014, dez dos 13 aeroportos que serão ampliados já estarão novamente acima da capacidade quando o Brasil sediar os jogos.
Os aeroportos que hoje operam acima de 100% de capacidade são Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Natal (RN), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Maceió (AL). Os aeroportos de Curitiba (PR), Santos Dumont (RJ) e Belém (PA) operam acima de 80% da capacidade, o que é considerado acima do limite de eficiência operacional.
Após os investimentos previstos para a Copa 2014, se todos os investimentos forem feitos e as obras finalizadas no prazo, dez dos 13 aeroportos que receberão recursos já estarão operando além da capacidade. São eles: Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Natal (RN), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Recife (PE) e Salvador (BA).
O coordenador do estudo, Carlos Campos Neto, comentou os resultados da pesquisa.
- Mesmo que fosse possível concluir os investimentos no prazo, dez de 13 aeroportos já estariam com movimento acima da capacidade. Isso quer dizer que o atual plano de investimentos não conseguiu fazer uma projeção adequada do crescimento do movimento. Ou as obras demoram tanto que quando ficam prontas a demanda já é maior do que a nova capacidade.
Confira abaixo a situação dos aeroportos:
- Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT): todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.
- Natal (RN): Ainda está em construção, também não deve ficar pronto antes de junho de 2014.
- Confins (MG) e de Porto Alegre (RS): embora o projeto de reforma já esteja pronto, as obras devem demorar cerca de seis anos e meio para serem concluídas.
- Curitiba (PR): teria condições de receber os jogos desde que tudo dê certo e as obras começassem em janeiro deste ano. De acordo com o site da Infraero, os projetos de ampliação do pátio e da pista de táxi, apresentados pelas construtoras que disputam o serviço, ainda estão sendo analisados, assim como as planilhas dos projetos de ampliação do terminal de passageiros.
- Galeão (RJ): que está em obras, encontra-se em uma situação considerada adequada
- Recife (PE): mesmo caso do Galeão. A previsão é de que seja construída apenas uma torre de controle.
# Carlos Victor
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