quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um defendendo o outro, interesses!!!


Transmitida esta segunda-feira, uma reportagem do programa de televisão “Panorama”, da TV BBC de Londres, denunciou que a FIFA está impedindo a divulgação de um documento que revela a identidade de dois dirigentes da Federação que foram forçados a devolver dinheiro de propinas em um acordo para encerrar uma investigação criminal na Suíça no ano passado. Um dos dois dirigentes é o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que integra também o Comitê Executivo da Fifa.
No desespero com as seguidas denúncias feitas por jornalistas ingleses, a FIFA contratou advogados para contestar a decisão de um promotor de Zug, cidade no nordeste da Suíça, que determinou a divulgação de detalhes do caso. Trata-se de um  processo judicial que investigava propinas pagas a altos dirigentes da Fifa na década de 90 por uma empresa de marketing esportivo, a ISL (International Sports and Leisure), bastante conhecida dos brasileiros.
Até sua falência em 2001, a ISL comercializava os direitos de televisão e os anúncios publicitários da Copa do Mundo para anunciantes e patrocinadores. No ano passado, o programa “Panorama”, da BBC, acusou três integrantes do Comitê Executivo da Fifa, que escolhem as sedes das Copas do Mundo, de receber propinas da ISL. Além de Teixeira, foram citados o paraguaio Nicolas Leoz e o camaronês Issa Hayatou.
Os pagamentos feitos aos três dirigentes constam de uma lista secreta de propinas pagas a dirigentes esportivos pela ISL, em um total de US$ 100 milhões. A lista de pagamentos, a que tiveram acesso jornalistas da BBC, incluía uma empresa de fachada em Liechtenstein, chamada Sanud, que recebeu um total de US$ 9,5 milhões. Essa empresa é ligada a Ricardo Teixeira, fato conhecido no Brasil desde que uma CPI no Senado descobriu em 2001 que Teixeira tinha uma relação muito próxima com a empresa. Inclusive, fundos da Sanud haviam sido secretamente desviados para Teixeira por meio de uma de suas companhias.
O jornalista suíço Jean François Tanda, que requisitou à Justiça da Suíça a divulgação de detalhes do acordo, diz que os advogados da FIFA tentam de todas as maneiras atrasar a liberação dos documentos. “A meta agora é evitar que a decisão seja divulgada antes do fim de maio ou do começo de junho’, quando a eleição para presidente da Fifa será realizada, diz Tanda.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, que tentará ser reeleito para o cargo no próximo dia 1º de junho, anunciou que implantará uma política de “tolerância zero” para casos de corrupção. Quer dizer, “promete” trancar a porta depois que o cofre foi arrombado.
Tribuna da Imprensa

8 comentários:

  1. Ótimo post!! Vamos ver como vai acabar...

    ResponderExcluir
  2. É incrível como as supostas "medidas" contra a corrupção, não só na FIFA mas em qualquer organização do tipo, só são tomadas depois de um bom tempo que se descobre esse tipo de procedência. De uma forma ou de outra, é bom mesmo que se vá a fundo na investigação!

    Abraço! ;D

    ResponderExcluir
  3. Não entendo nada sobre futebol, mas achei o texto mt bem escrito, parabéns!
    Sepuder passa lá:
    http://odiariodemariana.blogspot.com/2011/05/ressaca.html

    ResponderExcluir
  4. O conteúdo aqui é ótimo!
    Estou seguindo.

    ResponderExcluir
  5. qual novidade que o ladrão fdp do Ricardo Teixeira ta no meio disso
    orçamento de dois estádios ja chegam a 1 bilhão onde vc acha que vai o dinheiro?

    ResponderExcluir
  6. caramba, cada vez mais fico descontente com o mundo do futebol. A parte do lucro, como en tudo, esta falando mais alto.

    e problema que as meninas ai, só são tomadas quando sai a publico o problema

    ResponderExcluir
  7. seu blog e mto bom tb :)
    to te seguindo
    abraço

    http://dskele.blogspot.com/
    (tirinhas dskelé)

    ResponderExcluir
  8. Incrível como esse mundo tem sujeira e pessoas corruptas! Incrível!

    http://quiproquoo.blogspot.com/

    ResponderExcluir