segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama está morto?

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento na noite de domingo (madrugada de segunda-feira em Brasília), anunciando oficialmente a morte do terrorista saudita Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda. “A justiça foi feita", anunciou. "Depois de um esforço muito grande, nós conseguimos”. Minutos antes, a emissora de TV CNN havia anunciado a morte de bin Laden. Em pouco tempo, a notícia se espalhou pelos meios de comunicação de todo o mundo. Logo em seguida, os norte-americanos foram às ruas para celebrar a notícia. Centenas de pessoas foram à frente da Casa Branca, sede do governo norte-americano. 

“Há quase dez anos passamos pelo pior atentado da nossa história e de nosso povo. Famílias inteiras ficaram devastadas. Mas nós ficamos unidos, como uma grande família deve estar”, disse Obama no início de seu discurso. “Nós sabemos que esses ataques foram feitos pela Al-Qaeda e nos unimos para proteger nossos amigos e nossos cidadãos”.

Na maior parte de seu discurso, Obama destacou os esforços das Forças Armadas e dos serviços de inteligência na captura do terrorista. “Nossos militares deram a vida por estes esforços. Trabalhamos com nossos aliados e, depois de um esforço muito grande, nós conseguimos informações sobre bin Laden. Levamos meses para realizar nossa missão”.

Durante o discurso, Obama destacou que a luta contra o terrorismo está longe de ser vencida. “A morte de bin Laden significa a maior vitória sobre a Al-Qaeda. Mas eles continuam espalhados pelo mundo”.

Por fim, o presidente norte-americano destacou que os Estados Unidos não estão em guerra contra o Islã. “Os ataques da própria Al-Qaeda também mataram muçulmanos, em várias partes do mundo”.

Bin Laden foi capturado em uma mansão de Islamabad, no Paquistão. As Forças Armadas norte-americanas estariam de posse do corpo do terrorista.

Procurado

As forças armadas procuram o terrorista saudita há anos, desde os ataques de 11 de setembro contra o World Trade Center em Nova York e contra o Pentágono, que mataram 3.000 pessoas.

Mas bin Laden sempre conseguiu se evadir das forças americanas, alternando esconderijos nas áreas de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Desde então, os Estados Unidos promoveram uma guerra contra o terror, que resultou em incursões armadas em vários países do Oriente Médio e da Ásia Central, notadamente o Afeganistão e o Paquistão. Mais tarde, o então presidente George W. Bush anunciou uma invasão ao Iraque para depor o ditador Saddam Hussein, alegando que ele produzia grande quantidade de armas de destruição em massa. 

eBand/ Jornalismo - Redator: Fábio Mendes


Análise da morte:

Finalmente Osama bin Laden morreu. Ótima vitória para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cuja popularidade andava em baixa por conta da crise econômica que afeta o país e da falta de resultados contra o desemprego, além das promessas não cumpridas, como o fechamento da prisão de Guantánamo.Se por um lado a morte de Bin Laden causa alívio e um certo sabor de vingança, - após o magistral ataque de 11 de Setembro, quando aviões pilotados por terroristas atingiram Nova York e Washington, matando cerca de 3.000 pessoas - ao mesmo tempo abre uma nova linha de preocupação, pois o revide já deve estar na cabeça dos seguidores da Al Qaeda, rede terrorista liderada por Bin Laden.

Ainda não se sabe ao certo o que foi feito com o corpo do chefe da Al Qaeda, morto durante uma emboscada americana. Fotos de supostas imagens dele foram espalhadas na internet, depois desmentidas. Há informações de que o corpo teria sido enterrado no fundo do mar, o que, naturalmente, desperta dúvidas. Os americanos alegam que o corpo foi sepultado no fundo do mar para evitar que o sepultamento em terra virasse um ponto de peregrinação. Mas o fato de esse local não existir de verdade, deixa dúvidas.
Embora a notícia soe como uma vitória contra as redes terroristas, para os fundamentalistas islâmicos o efeito será de inspiração. Bin Laden sempre foi visto como um tipo de herói, de santo para os grupos extremistas. Como os fundamentalistas não acreditam na morte, a morte de Bin Laden vai representar vida eterna, e isso o torna ainda mais ídolo entre os que buscam respostas terroristas contra o Ocidente e contra Israel, aliado dos EUA. Muitos no mundo árabe avaliam que Israel não teria o poder que tem na região não fosse o apoio que recebe do governo americano.

A possível transformação de Osama bin Laden em mártir, por parte dos extremistas islâmicos, se transforma agora em uma sombra que perseguirá o Ocidente e que mantém “viva” a imagem do pai dos ataques contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, em 2001.

Osama morreu, sim, mas isso não põe fim à missão dos EUA contra o terrorismo. Bin Laden era a imagem inspiradora, que falava, que educadamente pedia a morte de americanos e israelenses, que vivia aparecendo em vídeos e ameaçando o mundo. Ele era a estrela da rede terrorista. Mas, na verdade, outro nome é a grande preocupação dos americanos, o médico egípcio Ayman al Zawahiri - “braço direito”- de Bin Laden e o criador e estrategista de todos os ataques. É ele quem vale agora US$ 25 milhões (R$ 39,3 milhões).

Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7



# Carlos Victor

3 comentários:

  1. bem acho q ele nao morreu nada - mto estranho... ha uns anos atras tbm falaram q ele morreu... e ta ai ó --'

    ResponderExcluir
  2. Ahh acho que ele morreu sim. Porq os EUA se arriscariam em dizer isso podendo ser atacados por outros terroristas? Porq tenho certeza que haverão outros ataques pra vingar a morte de Osama. Acho que ele morreu sim.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que ele morreu sim, não teria porque os EUA mentir! Só se eles fossem muito idiotas! Mas isso não é motivo para comemoração! Vai que o sucessor de Osama seja bem pior que ele foi? Bin Laden não fazia um GRANDE ataque há muito tempo! Além das represálias, os EUA deveriam se preocupar com o sucessor do Osaminha! Isso é o que mais me preocupa! Sucesso! Visita e comenta o meu aí: http://pireloko.wordpress.com/

    ResponderExcluir