sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alagoas só lidera para baixo

Estudo da CNM (Confederação Nacional de Municípios), realizado com dados preliminares de 2009 do Ministério da Saúde, mostra que em Alagoas, Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro mais de 80% dos homicídios foram cometidos por meio de armas de fogo. No caso de Alagoas, o índice chegou a 83,3%, o mais alto do país.

Segundo o estudo, em Alagoas a cada 10 homicídios, oito foram praticados com armas de fogo nos últimos três anos analisados (2007, 2008 e 2009). Esse percentual está estabilizado, mas a taxa de homicídios por armas de fogo no Estado teve um amplo crescimento de 2000 a 2007, indo de 17,1 homicídios a cada 100 mil habitantes para 52,9 nesse intervalo de tempo. Em 2008 e 2009, as taxas apresentaram uma queda, passando para 51 e 49,2 respectivamente, mas ainda figurando como as mais altas do país.

Em quatro Estados a proporção do uso de armas de fogo não chegou a 50% - foi de 23,7% em Roraima, 36,3% no Amapá, 40% no Acre e 45,1% em Tocantins. Com exceção de Roraima, porém, houve nesses Estados um pequeno aumento nessa proporção entre 2007 e 2009. 

Entre as capitais mais violentas estão: Salvador, com 93,6%; Vitória, com 91,7%; e Maceió, com 88,9%. No Rio de Janeiro o índice foi de 87,3% e em São Paulo, 71,9%. Boa Vista apresentou o menor índice - menos de 30%. 

No Brasil, a média de utilização de armas em homicídios foi de 71,2% em 2009 - o mesmo do ano anterior.

Desarmamento: problemas são armas ilegais, diz estudo

O governo lança nesta sexta-feira mais uma campanha de desarmamento da população. Mas as estatísticas do próprio Ministério da Justiça indicam que o problema não são as armas legais e sim as ilegais, que estão nas mãos dos criminosos.

Segundo estudos do ministério, o Brasil é o campeão mundial de mortes por arma de fogo. Isso significa que é mais fácil ser baleado e morto no Brasil, do que na guerra civil na Líbia.

São 34 mil assassinatos por ano e 16 milhões de armas circulam pelo país. Quase metade ilegais. E são estas as responsáveis pela grande maioria dos assaltos e assassinatos.

Nos cinco Estados com maior número de armas legais, ocorreram 9% de homicídios. Já em outros cinco Estados com menor quantidade de armas registradas, aconteceram 26% das mortes.

A maioria das armas ilegais entra pelas fronteiras, como a do Paraguai. A Band mostrou como é fácil comprar uma arma em Ciudad del Este. Segundo a denúncia, um motoboy entrega a arma no Brasil.

Mas, se um cidadão quiser comprar e portar uma arma legalmente, um direito garantido por lei, vai pagar caro, esperar meses e pode nem conseguir. Na década de 1190, só o Estado de São Paulo concedia em média 90 portes de arma por ano. Atualmente, a lei está tão rígida que em 2010 apenas 47 paulistas receberam a autorização.

Em 2005, o brasileiro decidiu, por meio do voto, que o cidadão teria direito de possuir uma arma. Mesmo assim, depois do massacre de Realengo, quando um jovem invadiu uma escola e matou 12 estudantes, no Rio, o tema voltou ao debate.

Vários políticos aproveitaram a oportunidade para defender um novo plebiscito para decidir a questão. Um absurdo, na opinião do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Luiz Flavio Borges D’Urso. Para ele, o que falta é o Estado cumprir sua missão, de combater o negócio ilegal de armas.




O nosso Estado já é campeão: 1°, em miséria,  em analfabetismo, em mortalidade infantil e  em criminalidade. Orgulho  para Alagoas num é seu Téo. É uma vergonha para os Alagoanos, qual vai ser a próxima ocasião para nos sentirmos mais orgulhosos ?


# Carlos Victor

7 comentários:

  1. Pow, não conheço seu estado. Sou rj.
    E por aqui a coisa é complicada quando se trata de serviço público - justamente os que atendem aos interesses da população de baixa renda.

    Não adianta, cara. O Brasil inteiro é problemático. Esse lugar só vai ter jeito quando população brasileira, como um todo, tomar jeito também.
    Política é uma tiragem em pequena escala da população, só isso.

    Bom fim de semana,
    vou nessa,
    Abraço!!!

    http://cafeeagua.blogspot.com
    http://redutonegativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é um país violento, e a culpa não é da arma. Por isso que eu não concordo com essas campanhas de desarmamento, que só recolhem garruchas velhas. Como diz no texto, o grande problema são as armas ilegais, e para elas não existe lei.

    Grande abraço e parabéns pelo excelente blog

    http://ramanavimana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Opa, obrigado pela visita, só pra avisar que tou seguindo de volta ^^ abs o/

    http://www.progamado.com.br

    ResponderExcluir
  4. A arma legal de hoje, em muitos casos, será ilegal amanhã.
    Seguindo ...
    www.contosdequalquercanto.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  5. Olá vim retribuir sua visita ao Sushi de Banana, e gostei da matéria.
    Infelizmente irão desarmar aqueles que querem se defender, concordo que uma arma em casa, pode levar a acidentes e é um risco para toda a familia, porém o Governo como foi dito, deveria coibir a venda ilegal de armas e empenhar na segurança da população efetivamente, não para gringo ver.

    ...estou te seguindo também..até mais...

    http://sushidebanana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais prendem armas, mais armas aparecem!
    E o Brasil é assim!

    http://brunahelayne.blogspot.com/
    http://brunahelaynetrechos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ao meu ponto de vista, o Brasil está sofrendo a violência justamente por as pessoas com armas ilegais terem certeza que muitas estão desarmadas, e isso dá o sentimento de grandeza nelas, e fazem pensar que podem fazer tudo, gerando a violência... Muito bom o Blog, já estou seguindo!!

    Caso possa, peço para que mesmo sendo um tema muito diferenciado que siga meu blog:
    http://tupingaiada.blogspot.com/

    Desde ja agradeço, Excelente trabalho!!1

    ResponderExcluir