sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Acabou a confiança


Considerado um passo ambicioso pelo MEC, o Enem atual a cada prova realizada apresenta total despreparo e falta de organização. O Enem antigo servia para medir o conhecimento do aluno, hoje serve para destruir o ano de estudos do avaliado e enganar o conhecimento do mesmo.
Um exame de proficiência que poderia ser definido como um conjunto de ferramentas que buscam medir as diversas habilidades dos avaliados, cada vez mais está mostrando ser uma avaliação defeituosa, envergonhando e faltando com respeito a educação no Brasil, que se pararmos pra analisar já não é bem requisitada.
O Enem não merece mais voto de confiança, tem que ser banido por diversas razões, como: Esse ano está acontecendo o problema do vazamento de questões no Estado do Ceará, onde houve a distribuição de cadernos de avaliações repetidas; No ano passado, houve o problema da inversão ocorrida no cabeçalho da folha de respostas dos estudantes, onde deveria estar escrito ‘ciências da natureza’, lia-se ‘ ciências humanas’ e vice-versa. E não esquecendo do caso do furto da prova, que foi filmado, foi repercutido e claro nada resolvido.
Depois um tal de instituto chamado Inep que deveria se chamar Inerte  se intitula  responsável, quer tentar justificar o injustificável. Poupe os alunos dessa farsa!!!
Outro problema visível do Enem é que ele não consegue dar uma ‘sintonia fina’ necessária, onde que é preciso diferenciar o “bom” do “excelente” aluno. E claro que é percebível para qualquer bom entendedor que o exame é considerado mais fácil do que os vestibulares mais tradicionais.
O descaso com a educação é uma vergonha: professores mal pagos, infraestruturas educacionais indecentes, alunos sem vontade alguma de estudar. Precisamos fazer algo urgentemente para mudar este cenário de falta de perspectivas, de incertezas, que toma conta de todos nós.
A educação brasileira necessita de muitas mudanças e de grandes investimentos para oferecer melhores oportunidades a sua população.
Mas como conseguir isso? Se tudo no Brasil é voltado para a melhoria dos poderosos e os outros (população) que se ...
Isso que se diz um exame, não pode ser considerado como tal. Pois exame se define a uma observação cuidadosa, pesquisa atenta, exame de consciência, e isso de fato os organizadores do tal Enem não tem.  



Por Victor Costa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário